Quais são? Conheça cada peça do equipamento de proteção do jogador de Futebol Americano

Crédito da foto: Blog JF KIngs

O Futebol Americano é um dos esportes onde o contato com outros jogadores é inevitável, e sempre resulta em jogadas muitas vezes consideradas violentas. Ainda assim, graças ao alto grau de proteção do material utilizado pelos jogadores, as contusões geralmente são minimas. Confira quais são os equipamentos utilizados pelos atletas da NFL, e qual a importância de cada um deles na segurança das estrelas da principal liga desta modalidade:

A segurança dos atletas sempre vem em primeiro lugar para as 32 franquias que disputam a NFL, a principal liga de futebol americano no mundo. Para preservar seus jogadores, geralmente um time gasta aproximadamente US$ 1,5 mil com equipamentos de proteção para cada atleta, o que faz com que ele entre em campo com nada menos do que dez quilos de uma verdadeira armadura.

Helmut

Com certeza, o equipamento de proteção mais importante é o capacete, ou como é chamado pelos americanos, o Helmut. Geralmente, eles são feitos sob medida para cada jogador, Enquanto na parte externa, o Helmut é feito de policarbonato de plástico, um material leve e muito resistente (semelhante ao material utilizado para a confecção dos capacetes dos astronautas da NASA), na parte interna ele é acolchoado e possui algumas almofadas (chamadas de pads) e bolhas de ar (air bladders), que são ajustadas para que o capacete se torne confortável na cabeça do jogador, além de absorver melhor os impactos e evitando alguns danos ao atleta.

Chin Strap e Face Mask

Também faz parte do capacete, o Chin Strap, que se trata da alça que protege o queixo do jogador, e a Face Mask, que é a grade frontal que geralmente é feita de aço de carbono. Outra proteção para a cabeça dos atletas que é feita sob medida, é o protetor bucal. Alguns atletas ainda utilizam uma viseira, para evitar que alguma coisa entre nos olhos. Outra diferença, é que o no capacete do quarterback e do jogador que fica no centro da linha de defesa, existe um ponto eletrônico, pelo qual ele pode se comunicar com o técnico do time.

Shoulder Pads

Outro equipamento de suma importância para a proteção dos jogadores de futebol americano se trata do Shoulder Pads, que fica abaixo da camiseta (chamada de Jersey), que de fato é uma espécie de armadura em si. O Shoulder Pad protege desde o ombro, até a área do peito, e como é feito de plastico rígido com espuma acrílica e revestido de nylon antibactericida, ele absorve o impacto de quando o jogador é atingido e ameniza a pressão no ponto onde ele recebeu a pancada, evitando boa parte das contusões.

Back Plate, Hip Pads e Neck Collars

Existem algumas peças extras, que são utilizadas de acordo com a posição do atleta em campo. Os corredores, por exemplo, utilizam o Back Plate, para proteger as costas, e os Hip Pads, que são protetores para o quadril (este último, alguns jogadores de outras posições também utilizam). Linebacks e homens da linha de defesa geralmente utilizam o Neck Collars, uma espécie de colar de espuma que protege o pescoço deles quando são empurrados para trás pelo jogador adversário.

Pads

Também completam a armadura de proteção dos jogadores, os pads (almofadas), que são feitas de plástico e revestidas de borracha, que geralmente são utilizadas para proteger as partes inferiores do corpo do atleta, como a coxa, o quadril (como citado acima anteriormente), joelheiras, caneleiras e o cóccix. Tem também a corquilha, que protege os órgãos genitais. Porém, essas proteções não são obrigatórias, e a opção é inteiramente dos atletas (que geralmente utilizam, afinal de contas, proteção é fundamental, não é mesmo?)

Jerseys e Pants

Apesar de não oferecem proteção, não podemos deixar de mencionar as peças que mais se destacam: as Jerseys (camisas ou camisetas, como queira chamar) e Pants (calças). As camisas são feitas de nylon, e possuem painéis laterais para mantê-las firmes. Elas geralmente ficam justas nos atletas por conta do tamanho do Shoulder Pads, e também possuem um velcro nas costas, que adere com o velcro das calças, e desta forma, se mantém firme, ao contrário das camisas de jogadores de futebol por exemplo, que são fáceis de serem puxadas. As Jerseys, pelo contrário, são bem mais difíceis de serem agarradas pelo adversário. As calças também são feitas de nylon, e possuem elastano, material que permite que elas fiquem ajustadas ao corpo do atleta, e que acomoda de maneira confortável as caneleiras.

Luvas e chuteiras

Por fim, luvas e chuteiras também possuem papel importante na vestimenta dos jogadores de futebol americano. As luvas são diferentes conforme a posição dos atletas: corredores, recebedores e quarterbacks utilizam um modelo mais leve (aproximadamente entre 200 e 300 gramas), que possuem um acolchoamento especial para proteger as mãos, e a palma é revestida de um plástico aderente que impede a bola de escorregar das mãos, enquanto a luva dos demais jogadores é bem mais pesada (praticamente tem o dobro do peso), e possui um enchimento bem mais firme, inclusive com alumínio, que é para evitar fraturas.

As chuteiras também mudam de acordo com a posição dos jogadores no campo: os bloqueadores geralmente utilizam travas mais altas, em torno de 2,5 cm, para que tenham mais tração. Existem as intermediárias, cuja as travas medem 1,8 cm e são utilizadas pelos quarterbacks e lineman. As travas mais baixas, de 1,3 cm, são utilizadas pelos corredores e recebedores, já que são mais indicadas para velocistas.

Esta entrada foi publicada em Bola, Capacete, Equipamentos, Ombreiras, Protetor, Uniforme e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Quais são? Conheça cada peça do equipamento de proteção do jogador de Futebol Americano

  1. Lardson Castro disse:

    Vcs tem algum grupo no whats ? se não, me põe em algum grp de FA. (84) ***292501

  2. Denilson disse:

    Me coloca em. Algum grupo de venda de equipamentos usados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *