Termos do Jogo – Vamos aprender um pouco sobre futebol americano?

O defensive end Trevor Scott do Oakland Raiders faz um sack e força o fumble no quarterback Tony Romo do Dallas Cowboys.

Uma coisa que eu sempre noto quando estou assistindo a jogos em lugares públicos é a dificuldade que as pessoas tem em entender o jogo.

Eu sei que isso não é nenhuma novidade mas se for analisar mais a fundo com certeza é de se perceber que isso ocorre muito devido a falta de conhecimento que o indivíduo tem em relação aos termos do jogo, um tackle, um first down, ele não sabe o significado de nada disso.

Uma vez aprendido os termos você verá como o futebol americano ficará mais fácil de ser entendido, vamos aos principais:

 

Kickoff

O chute inicial.

Touchdown

O grande momento do futebol americano, quando um jogador passa a linha final do campo adversário, vale 6 pontos e dá direito a uma tentativa de extra point.

Extra Point

Após o touchdown o time tem direito a uma tentativa de chute entre as duas traves e garantir mais um ponto, há também a possibilidade de tentar-se uma conversão de 2 pontos, mas para isso no lugar de um chute entre as traves terá de ser feito um novo touchdown nessa única tentativa.

Field Goal

Quando se acerta um chute entre as duas traves adversárias, vale 3 pontos.

Safety

Quando algum jogador do time é derrubado pelo time adversário dentro da sua própria endzone, vale 2 pontos.

Endzone

A zona final após última linha do campo, é nela que os jogadores devem entrar para marcar o touchdown.

First Down

Quando o time consegue avançar as 10 jardas e continuar sua campanha ofensiva.

Down

Ou descida, as tentativas que uma equipe de ataque tem para avançar as jardas no campo.

Huddle

A reunião rápida dos jogadores para combinar a próxima jogada.

Punt

Um chute que é dado para devolver a bola ao adversário, usado quando não se consegue avançar as 10 jardas ofensivas.

Snap

Quando o Center passa a bola por debaixo das pernas para o seu Quarterback, dando início a jogada.

Linha de Scrimmage

A linha onde a bola se encontra no momento.

Pocket

Formação na qual a linha ofensiva diminui os espaços entre si para proteger melhor o quarterback, utilizada em situações de passe.

Play Action

Tática usada pelo quarterback para enganar a defesa, ele finge um handoff e faz um passe.

Fake

Enganar,fazer uma jogada que não é o que parece.

Tackle

Ato de derrubar outro jogador.

Blitz

Quando os jogadores que jogam atrás da linha de Scrimmage atacam o Quarterback para derruba-lo ou impedir que ele efetue um passe.

Sack

Esse é um dos grandes momentos da defesa, ocorre quando algum jogador consegue passar pela linha ofensiva e derrubar o Quarterback ainda com a bola na mão.

Interception

Mais chamada de interceptação aqui no Brasil, é outro grande momento da defesa, ocorre quando algum jogador da defesa consegue pegar o passe do Quarterback, roubando a posse de bola para seu time.

Gap

Espaço entre os jogadores da linha.

Fumble

Quando um jogador deixa a bola escapar de suas mãos, deixando-a livre para ser capturada por qualquer jogador.

Handoff

O ato do Quarterback passar a bola para o corredor.

Esses são os principais, você verá como futebol americano se tornará mais fácil daqui para a frente.

Esta entrada foi publicada em Jogadas, Regras e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

7 respostas a Termos do Jogo – Vamos aprender um pouco sobre futebol americano?

  1. Plinio disse:

    Olá Jordan,
    Estou acompanhando a NFL este ano (2012) e queria saber se você poderia postar algumas informações sobre algumas jogadas específicas que ainda não entendo direito… por exemplo:

    – após o Kick-off, quais as jogadas possíveis para o time que recebeu ? Algumas vezes vejo que o time tenta retornar… outras vezes ele só ajoelha… e outras vezes, nem ajoelha e nem corre, e o jogo para mesmo assim. Quais as opções ?

    – o extra-point no lugar do field goal após o touch-down : sempre é permitido ?

    – o Fake do Field Goal na 4ª descida para tentar o Touch-Down : é o próprio Kicker que faz o papel do Quaterback nessa situação ? é permitido ?

    – quantas daquelas revisões de replay os técnicos podem pedir ?

    – Quando que a jogada realmente pára após um jogador ser derrubado ? Tem que encostar o joelho ou alguma parte do corpo específica ? Se ocorre uma interceptação com um jogador se lançando no ar e rola no chão em seguida. Ele pode correr para o ataque ? a jogada não deveria parar porque ele caiu no chão ?

    Bom, essas são minhas dúvidas no momento…
    Se puder ajudar a esclarecê-las, ficarei muito agradecido !
    Até +
    Plínio.

    • Sidney disse:

      Bom, eu comecei a assistir esse ano também, mas acho q posso ajudar um pouco. Vamos as perguntas:

      – após o Kick-off, quais as jogadas possíveis para o time que recebeu ? Algumas vezes vejo que o time tenta retornar… outras vezes ele só ajoelha… e outras vezes, nem ajoelha e nem corre, e o jogo para mesmo assim. Quais as opções ?

      Quando ele recebe a bola e o jogo ‘para’ é porque o recebedor fez um sinal pro arbitro chamado ‘Fair catch’ ele indica que não vai querer correr e quer começar dali mesmo. Quando ele ajoelha (geralmente quando recebe a bola dentro da ‘end zone’) ele irá começar a jogada na linha de 20 jardas.

      – o extra-point no lugar do field goal após o touch-down : sempre é permitido ?

      Todo time que faz o touch-down tem a chance de um ponto extra, porém em alguns casos o time opta por uma conversão que seria mais uma jogada para outro touch-down que valem 2 pontos.

      – o Fake do Field Goal na 4ª descida para tentar o Touch-Down : é o próprio Kicker que faz o papel do Quaterback nessa situação ? é permitido ?

      Essa é complicada pra mim também, mas como o Holder (cara que segura a bola pro kicker chutar) pode ser o Quarterback, eu acredito que em um fake, o quarterback recebe a bola só que em vez de posicionar a bola pro chute ele faça a jogada de ataque. (Obs. Vi essa jogada no jogo Madden NFL pra pc. rsrs)

      – quantas daquelas revisões de replay os técnicos podem pedir ?

      Durante a partida, os técnicos têm direito a desafiar uma jogada duvidosa quatro vezes (duas em cada tempo). O pedido de desafio é sinalizado com o lançamento da red flag, uma bandeira vermelha que os técnicos guardam consigo. Se o time que desafio ganha o desafio o jogo continua com a jogada corrigida, se eles perdem os desafios, perdem também um pedido de tempo.
      Importante ressaltar que nos dois minutos finais de cada tempo, não é permitido desafiar, ficando a cargo dos juízes avaliar se tal jogada é passível de ser revista ou não.

      – Quando que a jogada realmente pára após um jogador ser derrubado ? Tem que encostar o joelho ou alguma parte do corpo específica ? Se ocorre uma interceptação com um jogador se lançando no ar e rola no chão em seguida. Ele pode correr para o ataque ? a jogada não deveria parar porque ele caiu no chão ?

      Quando o jogador que está com a bola encosta qualquer parte do corpo no chão a jogada para (com exceção das mãos, ele pode usar as mãos para se apoiar no chão sem que a jogada pare). Se ele intercepta a bola e cai no chão, ele pode se levantar e correr para o ataque, mas se o jogador do time adversário tocar nele quando ele tiver no chão, aí a jogada para.

      Acho que consegui ajudar, se tiver algo equivocado por favor corrijam. rsrs

    • jair disse:

      entao, Plínio quando o joador que recebe a bola apos o kick-off nao retorna com a bola, e nao ajoelha e o jogo para mesmo assim e porque ele fez o pedido de fair cat. Quando o jogador balança o braço levantado.
      segunda pergunda, resp. SIM
      terceira pergunta, resp. pode ser o proprio kicker ou pode ser outro jogador de velocidade do time…um safyte por exemplo.
      quarta pergunta, resp.podem ser pedidos 3 pedidos de revisao. Caso ele perca o desafio sera retirado um pedido de tempo do time, que sao 3 no primeiro tempo ( primero e segundo periodo) e 3 no segundo tempo (terceiro e quarto periodo).
      quando o jogador que estar com a bola encosta o joelho ou o cotovelo no ato da queda no chao acaba a jogada. Apos uma inteceptaçao o cai no chao, o mesmo pode se lançar ao ataque desde que nenhum outro jogador do outro time encoste nele..
      Espero que tenha entendido plínio, valeu um abraço.

      • Marcel disse:

        Ou encostar bola no chao.
        Em relação kick-off para ter fair cat, ele tem que fazer um movimento com os braços acima da cabeça. Assim é considerado fair cat. Esse seria o certo mas nem sempre fazem mas tem que ser nitido para zebra(juiz) q ele fez um movimento de fair cat!!

  2. Samuel Mathias Butzen disse:

    Por que no final do jogo quando está uma diferença de 3 pontos é demarcada uma linha vermelha para o field goal na posse de bola do time que está perdendo?

    • Joao disse:

      Aquela é a distância mínima q o kicker precisa pra ter a possibilidade de um field goal (varia de kicker pra kicker). Não é necessário ser após daquela linha o field goal, mas é q antes do limite do kicker seria mto arriscado pois se errar o time adversário começa da posição onde foi efetuado o field goal e se a bola nem chegar a sair do campo ela esta “viva” podendo assim ser retornada pelo time adversário

  3. Alexandre disse:

    estou aqui pelo Cruzeiro novo nome no esporte no brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *