Novas regras no futebol americano – NCAA anuncia mudanças ma regra de elegibilidade

Jogadores do college football poderão disputar até quatro partidas em uma temporada sem abrir mão de redshirt

A NCAA anunciou nesta quarta-feira (13) duas mudanças de regulamento significativas para o college football. A alteração mais importante permite que os jogadores disputem até quatro partidas em uma mesma temporada sem abrir mão da redshirt. Além disso, também podem entrar com pedidos de transferência sem a aprovação prévia das universidades, efetivamente impedindo os comuns bloqueios de transferência. As regras são válidas somente para a Divisão I (FBS e FCS).

No futebol americano universitário, o regulamento garante um total de cinco anos de elegibilidade, embora os atletas sejam limitados a jogar somente por quatro temporadas. Assim, é possível atuar por quatro anos e passar um como redshirt, o que permite ao atleta treinar com o restante do time mesmo sem entrar em campo durante os jogos. Anteriormente, a presença em campo durante um único snap automaticamente forçaria o atleta a abrir mão da redshirt. A nova regra, no entanto, libera os jogadores redshirt para atuar em até quatro partidas e, ainda assim, preservar um ano de elegibilidade. Da mesma forma, jogadores que sofrerem lesões não perderão uma temporada completa de elegibilidade caso não tenham superado a marca das quatro partidas.

Diretor do conselho da Divisão I, Blake James, da Universidade de Miami, celebrou a mudança do regulamento.

“Essa mudança, além de justa, é positiva para a saúde e o bem-estar dos atletas universitários. Jogadores redshirt de futebol americano terão mais chances para aumentar o envolvimento com o time, e titulares terão uma pressão menor para continuar jogando ao sofrerem lesões. Os técnicos aproveitarão a possibilidade de oferecer aos jogadores mais jovens a oportunidade de participar da competição de maneira limitada”.

A implementação da nova regra foi adiada no mês de abril para que houvesse o esclarecimento a respeito de alguns pontos, como o número de jogos e a elegibilidade de jogadores que atuassem em partidas de pós-temporada. Nesse caso, foi decidido que a nova regra não será aplicada a atletas que participem da pós-temporada antes de começar o primeiro ano letivo na universidade.

A NCAA avalia a possibilidade de implementar a nova regra de elegibilidade em outros esportes. As mudanças entrarão em efeito já na temporada 2018 do college football, que começa no dia 25 de agosto.

(Foto: Reprodução Twitter/NCAA Football)

Esta entrada foi publicada em Geral e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *