Futebol americano – Entendendo as posições dos jogadores

Uma coisa muito importante para se entender o futebol americano é saber qual a função de cada jogador, saber o que um fullback ou um safety faz é de suma importância para se conhecer melhor o jogo.

Um time de futebol americano é composto por 3 equipes: Offense (ataque), Defense (defesa) e Special Teams (times especiais).

Vamos entender as posições de cada equipe e suas determinadas funções:

Offense:

Quarterback (QB) – É sempre uma das estrelas do time, ele é encarregado de distribuir passes e muitas vezes de chamar as jogadas no Huddle, é o cérebro por trás do Ataque.

O quarterback do St. Louis Rams Kurt Warner sendo protegido por sua linha ofensiva no Super Bowl XXXIV.

Receivers:

Recebedores – São os jogadores responsáveis por receber os passes vindos do Quarterback, temos 2 posições nessa categoria:

Wide-Receiver (WR) – Executam rotas infiltrando-se na defesa para receber passes e conquistar jardas para sua equipe, podem bloquear em casos de corrida.

Tight-End (TE) – Dependendo da jogada podem tanto receber passes como bloquear adversários alinhando perto da linha ofensiva para proteger seu Quarterback.
Running Backs (RB): Corredores.Responsáveis por carregar a bola através da defesa, também são aptos a receber passes e bloquear para proteger o Quarterback.

Halfback (HB) – São corredores agéis e muito rápidos, carregam a bola por terra recebendo handoffs.

Fullback (FB) – Um corredor mais forte e menos rápido que o Halfback, sai na frente abrindo caminho para o Halfback através de bloqueios feitos nos adversários, pode bloquear para seu Quarterback ou até mesmo carregar a bola consigo utilizando sua força para conquistar jardas.

Fullback Mike Alstott do Tampa Bay Buccaneers carregando a bola.

Slotback (SB) – É uma mistura entre um receiver e um runnning back, seu alinhamento é perto da linha ofensiva bem atrás dos Offensive Tackles, bloqueiam e recebem.

Offensive Line (OL): Linha ofensiva.Jogadores especialistas em bloqueio, são grandes, fortes e pesados, podem abrir gaps para os corredores e proteger o quarterback em situações de pocket.Na minha opinião são os jogadores mais importantes do time.

Center (C) – O líder da linha ofensiva, muitas vezes dita os bloqueios e estuda a linha defensiva, ele é quem começa a fazendo o snap.

Offensive Guard (OG) – São sempre dois e ficam posicionados um de cada lado do Center, são responsáveis por todos os jogadores que tentarem passar por aquele espaço da linha, seus principais adversários são os Defensive Tackles.

Offensive Tackle (OT) – Também são dois e ficam posicionados ao lado de cada Guard sendo cada um o responsável por sua extremidade da linha, o Offensive Tackle esquerdo é geralmente o jogador mais importante da linha ofensiva, pois se o Quarterback for destro (e a grande maioria é) ao fazer o movimento de passe ele gira o corpo e perde o campo de visão esquerdo, passando a não enxergar nada que vem dali e ficando extremamente vulnerável.

Defense:

Defensive Line (DL): Linha defensiva.Alinham-se bem na frente da linha ofensiva travando uma verdadeira guerra de titãs a cada down.

Defensive Tackle (DT) – Jogam bem no centro da linha defensiva tendo como principal função fechar os gaps do centro para impedir corrida ou, se conseguirem passar pelos bloqueios da linha ofensiva, atacar o Quarterback fazendo um Sack.

Defensive End (DE) – Atuam nas extremidades da linha defensiva, seu principal objetivo é “sackar” o Quarterback e impedir qualquer possibilidade de corridas pelas laterais.
Linebackers (LB): Jogam logo atrás da linha defensiva e tem diversas funções dependendo da situação, atacam o Quarterback, “marcam” os receivers e param corridas “tackleando” os Running Backs.

Linebackers (LB): Jogam logo atrás da linha defensiva e tem diversas funções dependendo da situação, atacam o Quarterback, “marcam” os receivers e param corridas “tackleando” os Running Backs.

Middle Linebacker (MLB) – Geralmente são os líderes da defesa, muitas vezes chamam as jogadas defensivas, efetuam Blitz no Quarterback, cobrem passes e derrubam Running Backs.

Outside Linebacker (OLB) – Podem ter diversas funções dependendo da formação e do estilo de jogo do time, no lado direito se chamam Right Outside Linebacker (ROLB) e na esquerda Left Outside Linebacker (LOLB).

Alguns times o definem de acordo com sua função:

Jogando no “strongside”(lado forte) são SLB ou no “weakside”(lado fraco) WLB.O SLB deve

Jogadores da linha defensiva do Pittsburgh Steelers.

alinhar-se no mesmo lado do tight end e é responsável por “marcar” tanto o tight end como o running back em jogadas de passe.O WLB por sua vez alinha do lado oposto ao tight end na linha ofensiva e deve atacar o Quarterback ou cobrir o running back em jogadas de passe.
Defensive Backs (DB): Também conhecido como a “secundária” possuem como principal função cobrir os passes, precisam também ser capaz de efetuar tackles nos running backs que conseguirem passar pela linha defensiva e pelos linebackers, defensive backs jogam de Cornerback e Safety, em determinadas ocasiões pode-se também usar um tipo especial de DB; são eles Nickelback e Dimeback.

Cornerback (CB) – Geralmente são 2 e cada um é responsável por cobrir os wide receivers.Cornerbacks devem tentar impedir os passes do Quarterback dando tapas na bola ou até mesmo fazendo uma interceptação, em situações de corrida eles devem parar o corredor tanto forçando-o a ir para o meio do campo e ser tackleado pelos linebackers, empurrando-o para fora do campo ou até mesmo derrubando-o sozinho.

Safety (S) – São a última linha de defesa e geralmente ajudam os corners a cobrir passes em profundidade.
Há dois tipos de safety:

Strong Safety (SS) – É o maior e mais forte dos dois, seu peso e força extra garantem uma proteção a mais contra corridas ao se posicionarem no strongside do campo (o lado do tight end).

Free Safety (FS) – Menor e mais rápido, sempre é o jogador a ficar mais longe da linha de scrimmage ajudando a cobrir os passes em profundidade.
Dimeback e Nickelback – Raramente são usados, são chamados quando um time quer uma melhor cobertura no passe pondo-os no lugar de algum DL ou LB.

Special Teams:

É a equipe que entra em campo durante as jogadas que envolvem chute, jogadores do ataque ou da defesa também podem jogar nos special teams e executam funções similares as de sua posição original.

Kicker (k) – O chutador.Responsável por marcar os field goals e os extra points, a bola deve estar no solo durante o momento do chute.

Punter (P) – O punt requer que o jogador solte a bola das mãos e chute ela ainda no ar, normalmente o punt é executado na quarta descida.

Holder (H) – Segura a bola no chão para que o kicker possa chutar, pode ser o quarterback do time ou até mesmo o punter.

O kicker do Oakland Raiders Sebastian Janikowski chutando um Field Goal.

Long Snapper(LS) – Um tipo de center especializado em passar a bola diretamente nas mãos do holder ou do punter.

Punt returner (PR) e Kick returner (KR) – Retornadores que são responsáveis por receber as bolas chutadas e tentar correr de volta com ela diminuindo o máximo possível a distância para seu ataque pontuar.

Gunner – Um jogador que em situações de kickoffs e punts é especializado em correr atravessando o campo o mais rápido que puder e derrubar o PR ou o KR sem que o mesmo avance muito, geralmente se posicionam próximos as linhas laterais onde tem menor quantidade de bloqueadores.

Upback – Um bloqueador cuja principal função é proteger o punter em situações de punt, pode também receber a bola no lugar do punter em fake punts.

Esta entrada foi publicada em Jogadas, Posições, Regras e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

58 respostas a Futebol americano – Entendendo as posições dos jogadores

  1. Daniel Martins disse:

    Parabéns muito bom, encina tudo, aprendi de mais lendo isso, o melhor! Parabéns!

  2. Pâmela Flores disse:

    Amei!Tudo muito bem explicado.Parabéns.

  3. Ígor cardoso disse:

    cara eu amei isso meu, tenho muita vontade de jogar futebol americano, tenho muita habilidade nas mãos, sou goleiro e coloco a bola a onde eu quero, queria ser lançador ou Quarterback, mais moro no Rio Grande do Sul, e não conheço nenhum time que jogue aqui ;S

  4. Gustavo Schmitz disse:

    Parabéns pelas informações, sou um fãn de NFL e aprendi muito lendo o post!

  5. victor novaes disse:

    eu sou quarterback do time da minha cidade CUIABÁ ARSENAL e tinha varias duvidas sobre o futebol americano e esse site me tirou todas!! =D
    sou fã da NFL

  6. Ibisen de Brito Gonçalves disse:

    Muito bom o post, vai me ajudar bastante para jogar Mobile NFL.
    Só me diz uma coisa, quando o time vai receber o kickoff ou o punt, é o time de ataque que entra junto com o especial time ou os jogadores de defesa?

  7. Francisco Cardoso disse:

    Tenho muita vontade de jogar futebol americano, me identifico bastante com esse esporte, se usa a mente de forma estratégica, também é utilizada a força, muita adrenalina envolvida, que pena que esse esporte não é difundido em todo brasil, moro em Teresina – PI, não tem nem um time aqui

  8. Rafael Sisti disse:

    Parabéns pelo site de vcs, realmente a matéria está sensacional… era tudo que eu precisava saber sobre o esporte.

  9. PAULO disse:

    GOSTO MUITO DE FUTEBOL AMERICANO E LEVO JEITO PQ SOU MUINTO VELOZ MAIS EM SAO LUIS Ñ TEM ESCOLINHA

  10. silvia mirian disse:

    Adorei – sou professora de inglês e maluca por futebol americano, torço pelo Baltimore Ravens, acompanho o Super Bowl com paixão. Quem sabe não aparece por aqui um Ray Lewis, Terrell Suggs, Ray Rice etc? …estou adorando saber q este esporte tem despontado em algumas partes de nosso imenso Brasil. Sucesso p quem está trabalhando p divulgar e praticam com dedicação. Adorei mesmo.

  11. Marcos Mateus disse:

    O Futebol Americano me conquistou de uma forma impressionante. Acompanho todos os jogos ao vivo, assisto a reprise, passo horas lendo sobre esse esporte.
    Futebol Americano: o melhor esporte.
    Aqui em Patos – PB também não tem time.
    Vai Green Bay PaCkErS! #52

  12. Lucas disse:

    Realmente “encina” tudo! como diz nosso amigo lá em cima né hahhahaa pessoal aí poderia começar a pensar em colocar posts de gramática antes dos comentários rs aushauhs.. enfim, muito bom msm! Parabéns

    • jean disse:

      Deve ser muito legal ficar expondo o outro e tentando parecer superior corrigindo uma pessoa sem intenção alguma de ajudar. Que gente pequena. Uma bela matéria e o pessoal preocupado em humilhar alguém que se interessou …

  13. Almir Moreira disse:

    Oá a todos
    Saudações
    Tomei contato mais próximo com o FA com meu sobrinho e com o namorado da minha sobrinha.
    Um dia assisti uma partida com eles, e confesso que fiquei empolgado com o esporte. é realmente vibrante e dinâmico. Depois que entendemos como a coisa funciona, fica ainda mais interessante.
    O que me chamou muito a atenção foi a organização, o “show”, todo o esquema empresarial da NFL, como tudo funciona muito bem, verdeiros espetáculos!
    Se nosso futebol fosse organizado assim, seríamos referência mundial.
    E o mais interessante, é o suporte que as universidades dão ao esporte! Se o cara é realmente muito bom, ele ganha uma bolsa numa grande universidade. Basta ver o caso do Offensive Tackle Michael Oher, do Baltimore Ravens. Deu até filme! E o time dele é o atual campeão.
    Que se danem os xenófobos. Virei fã do FA.
    Estou na dúvida entre Chicago Bears e Denver Broncos. O namorado da minha sobrinha torce pelo New England Patriots, e meu sobrinho pelo Indiana Colts.
    Grande abraço a todos.
    Almir
    P.S.: Já repararam que o Arena Itaquerão tem um formato propício ao FA?

  14. joao vitor disse:

    sou super fã da nfl torço pro denver broncos. queria jogar mais nao tem escolinha em rio preto sp. aqui ten um time mais os cara ja é profisa queria aprende a joga antes de joga num time profisa acho q seria um defensive tackle

  15. alderley disse:

    Sera que o futebol americano no brasil vai crescer? Tenho 1,70 de altura tenho chance de ser um jogador?

  16. Andre Fonseca disse:

    Gostei muito
    Hj foi o meu 1° treino no time V8 em brasilia
    Parabens explicou tdo q eu queria saber

  17. savio Lucas disse:

    Valeu mesmo ai amigo aprendi td direito sem mt esforço parabens emcina mt bem !!

  18. jean disse:

    Uma bela matéria e tem gente sem educação mais preocupada em expor o outro por um simples erro de português. Bacana o cara ter interesse que gostamos. E parabéns para esses soberbos que se acham expondo os outros …

  19. Giordy Melhado disse:

    Estou começando a jogar agora em Aracatuba/sp no Touros, e espero achar a posição ideal pra mim, matéria ótima, estava precisando de alguns esclarecimentos! Muito bom! GO 49ers!!!

  20. Jacir Solar disse:

    Desde que o FA começou a se destacar no Brasil eu venho acompanhando e cada vez mais entendendo e gostando deste esporte. Minha paixão pelo esporte começou quando eu morava em Curitiba e lá surgiu o CORITIBA CROCODILES que hoje é um ícone deste esporte no Brasil, se alguém quiser saber mais basta acessar o site: http://www.coritibacrocodiles.com.br/futebol-americano-no-brasil/
    Hoje tem vários jogos da NFL na TV aberta (as quintas e domingo no EI via antena parabólica) e as vezes fico mais ancioso esperando os jogos da NFL do que os jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol, torço pelo 49ers apesar de termos tomado um baita ferro ontem, mas tudo bem vou continuar acompanhando.

  21. marcelocosta disse:

    Quem é o jogador que passa correndo antes do snap?

  22. Roberto disse:

    Aqui em Belém do Pará tem um time que se chama Belém Titãs!

  23. Lucia Napoleão disse:

    Ótima matéria parabéns, acho futebol americano um espetáculo !!

  24. Edvaldo Ocampos disse:

    Muito bom o site!
    No Brasil existem vários times de Futebol Americano, principalmente no RS, basta procurar, pois infelizmente não muito divulgado.
    Em praticamente todas regiões do RS existem times, por exemplo, na serra Gaúcha existe o Juventude e o Bento Gonçalves Snakes (sou wide receiver dos Snakes).

  25. Dilo disse:

    Primeiramente, meus parabéns ao post!! Sensacional!!

    Segundo lugar, o FA é fantástico! Esporte dinâmico, inteligente, estratégico e que vai muito além de um esporte violento (como já ouvi de várias pessoas que, provavelmente, não conheciam muito bem do esporte).

    Terceiro lugar, eu me arrisco a dizer que sou mais fã da NFL hoje do que do futebol brasileiro! (rsrs) Comecei acompanhar um pouco antes do último Super Bowl e torcí para o New England Patriots, mas agora que estou acompanhando melhor, percebo que me identifico mais com o Green Bay Packers! (Até pela história da franquia… um espetáculo!!)

    Quarto lugar, eu adoraria jogar em um time de FA, mas onde moro, não tem! SE eu estivesse morando em SP ainda, com certeza, iria procurar, porque deve ter!! Sei do time da Ponte Preta! E é muito legal saber que esse maravilhoso esporte está se propagando no Brasil!

    Quinto lugar, sobre alguns jogadores da NFL, cara, tem uns caras que jogam muito… Aaron Rodgers, Russel Wilson, Tom Brady, Edelman, Marshall Lynch, Carlos Hyde… entre outros, mas esses acima citados (alguns não citei por não saber escrever o nome do camarada, kkkk) são sensacionais!! Jogam demais!

  26. Leandro disse:

    Eu ouço o Paulo Antunes falando em ‘quarterback’ para alguns jogadores de defesa, de vez em quando. Faz sentido?

  27. Luiz Henrique disse:

    Sou Runningback do time aqui da minha cidade, Highlanders,que fica no interior de minas ,este post me ajudou bastante a intender melhor a minha posição,obrigado me ajudaram bastante

  28. Rogério Quaresma disse:

    Excelente Post, parabéns!!

    Sempre que um amigo me pergunta sobre algum jogador, ou sua posição, eu índico este post como tira teima!!

  29. Fabiano Salvaro disse:

    Muito bom! Posso receber esse material por email pra ler vendo os jogos?

  30. Joao pedro disse:

    Se alguem que more no rj estiver interessado tem aulas no aterro do flamengo e na barra quem quiser procura no facebook rio football academy (rfa)

  31. Marcia disse:

    Adorei eu estou fazendo um trabalho sobre isso… Gostei muito

  32. Lucas Oliveira disse:

    Galera alguém sabe de algum time na Bahia ? Tô aprendendo muito lendo isso, mas não tenho onde jogar…

  33. Victor Sierra disse:

    Desde criança já admirava o futebol americano e nos últimos meses comecei a acompanhar mais, assistindo os jogos dos Patriots, ainda é meio confuso de entender as posições, confesso, mas o texto me ajudou a entender (pelo menos na teoria).
    Tenho muita vontade de jogar, mas não sou muito alto, tenho 1,74, não sou muito veloz mas sou forte, alguém saberia me dizer em qual posição eu me encaixaria ?

  34. Alexandre Freitas disse:

    Excelente trabalho.

    Meu filho tem curiosidade sobre este esporte, ótima fonte para um iniciante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *