Cairo Santos, do Kansas City Chiefs, comemora confiança e sonha com título

Chiefs usaram a tag de free agent restrito para segurar o camisa 5 por mais uma temporada. De olho em contrato longo, brasileiro aposta em ataque renovado

O brasileiro Cairo Santos foi decisivo sempre que o Kansas City Chiefs precisou de seus chutes para garantir a vitória nos últimos três anos. A segurança e a regularidade lhe renderam mais um ano de contrato. Como jogador não draftado, Cairo se tornou free agent restrito ao fim do terceiro de ano de vínculo, ou seja, os Chiefs tinham direito a exercer uma cláusula de proteção para não perderem o jogador.

Caso qualquer outra equipe fizesse proposta pelo camisa 5, o time de Kansas poderia igualar para ficar com o jogador ou receber uma escolha de draft como compensação. Cairo renovou por um ano e se tornará agente livre irrestrito ao fim da próxima temporada, caso não chegue a um novo acordo com os Chiefs.

– Renovamos por um ano. É contrato padrão de quando se é restrito ao time. Poderia ficar mais um ano, cortar ou assinar uma renovação mais longa. Como queria ficar, aceitei esse termo mais curto. Se não fosse restrito, assinaria por quatro temporadas. É bem padrão, mas não é o que eu quero. Para o futuro, desejo mais anos, um contrato maior. Mas fico feliz de permanecer – explicou o jogador.

Com o quarto melhor aproveitamento entre os kickers que chutaram pelo menos 30 field goals na última temporada – foram 31 certos de 35 tentados – o brasileiro se mostrou confiável para o time ao longo das últimas três temporadas, e o bom rendimento, principalmente nos chutes que garantem a vitória para o time, lhe rendeu um apelido dado pelo seu treinador principal, Andy Reid.

– Ele começou me chamando de “money”, depois passou a chamar de “dinheiro”, em português mesmo. É sempre muito engraçado. Ele é um paizão e me dá muita confiança. Presta atenção e me considera um cara que vai acertar sempre que o time precisar. É importante sempre mostrar progresso. Desde que cheguei, venho quebrando recordes e evoluindo. Todo ano a gente tem essa motivação de achar um jeito de melhorar – comemorou o kicker brasileiro.

Na temporada 2016/17, os Chiefs tiveram boa campanha. Foram 12 vitórias, quatro derrotas e a primeira colocação na divisão oeste da conferência AFC. A segunda colocação geral na conferência rendeu folga na primeira semana dos playoffs, e o time estreou na fase decisiva contra o Pittsburgh Steelers: derrota por 18 a 16. Em uma das divisões mais difíceis da liga, os Chiefs apostam na força defensiva e em um ataque renovado na temporada 2017/18 para sonhar em ir ainda mais longe, até mesmo com a taça.

– Eu acho que temos chance (de ganhar o Super Bowl). A base continua a mesma: uma ótima defesa e um dos três melhores specials teams. O Tyreek Hill faz a diferença. O ataque terá uma nova dinâmica, não vai ser o mesmo que os fãs viram nos últimos anos. O Hill é um dos mais velozes da NFL, vamos ser bem diferentes do que fomos e talvez surpreenda, não só os adversários, mas quem acompanha – destacou Cairo.

Reconhecimento no Brasil

Ainda no Brasil, Cairo Santos vê com bons olhos o crescimento do futebol americano em território nacional. No dia 22 julho, realiza, pelo segundo ano consecutivo, um camp em São Paulo para praticantes da modalidade. O camisa 5 dos Chiefs comemorou o aumento de inscritos para o evento em 2017.

– É o segundo ano de camp. Acho que me considero mais conhecido, acompanhando essa ascensão do esporte no Brasil. Já tem bastante gente inscrita no camp. Fico feliz de ter esse papel e a responsabilidade de ser o embaixador – disse Cairo.

Nascido em Limeira, São Paulo, Cairo é torcedor do Flamengo e falou sobre a desejo de conhecer a nova casa rubro-negra, a Ilha do Urubu e elogiou o elenco do time carioca.

– Assisto aos jogos, passo sufoco. Tem um dos melhores elencos do Brasil, só precisa ajustar para encostar no topo da tabela. Quero muito ir na ilha, o estádio parece ter uma atmosfera muito legal – concluiu o kicker.

Cairo se reapresenta no dia 27 de julho para o training camp do Kansas City Chiefs. O time estreia no dia 7 de setembro, no jogo de abertura da temporada contra o atual campeão, New England Patriots, em Foxborough.

Esta entrada foi publicada em Cairo Santos, Jogador, Kansas City Chiefs, Time e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *